Descrição
Quinze das melhores histórias – sempre comoventes e surpreendentes – do mais famoso escritor inglês do século XIX, selecionadas e vertidas para o português por um dos maiores tradutores brasileiros.
Autor de clássicos fundamentais da literatura universal como Oliver Twist, David Copperfield e As grandes esperanças, Charles Dickens (1812-1870) foi o escritor mais lido de sua época, a vitoriana, seja por meio do jornalismo, das histórias curtas (chamados muitas vezes de sketches – “esboços” em português – que não são propriamente contos e se aproximam mais de crônicas sociais) ou da ficção de maior fôlego, os romances, publicados em série nas páginas dos jornais.
Com aguçada sensibilidade para perceber onde pulsava a vida da população de menos recursos materiais – mas que era riquíssima em imaginação, em costumes e, sobretudo, em grandes personagens – numa Londres que fervilhava nas ruas, Dickens desenvolveu uma linguagem rica que capturava o espírito do tempo como ninguém, e o traduzia para o novo gosto literário que se formava. Ele foi um dos primeiros grandes escritores a se utilizar da popularização do jornalismo para fazer grande literatura.
Os relatos deste Histórias humanas saíram dos livros Sketches by Oz (1836), Pickwick Papers (1836-1837), Christmas Books (1843-1848) e Christmas Stories (1850-1867); eles cobrem quase toda a extensão da vida literária de Charles Dickens. Relações amorosas, familiares, de poder, ilusões, desilusões, tradições, status social, injustiças (e senso de justiça), amoralidade (e senso moral profundo), desigualdades e muita fantasia fazem o cardápio dessas histórias breves, escolhidas a dedo pelo poeta, editor, crítico e mentor literário de uma geração, José Paulo Paes (1926-1998).
Paes foi um tradutor – dos melhores que o país já teve – assíduo e de interesse amplo. Ele verteu para o português, sempre em alto registro literário, obras de autores tão díspares quanto W. H. Auden, William Carlos Williams, Pietro Aretino, Konstantinos Kaváfis, Joseph Conrad, Ovídio, Giórgos Seféris, entre outros. A primeira edição de Histórias humanas saiu quando ele trabalhava na editora Cultrix, no começo dos anos 1960. José Paulo Paes ganhou o Prêmio Jabuti de tradução de obra literária em 1983; de estudo literários, por Gregos e baianos, em 1983; de literatura infantil por Poemas para brincar, 1991; e o livro de ficção do ano por Um passarinho me contou, em 1997.
AUTOR
ISBN
PÁGINAS
Charles Dickens
9786583744265
256
